As novas tecnologias como instrumento facilitador no trabalho pedagógico para alunos com deficiência na EJA
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Resumo
A presente pesquisa elegeu para objeto de estudo a nova tecnologia como instrumento facilitador no trabalho pedagógico para alunos adultos com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais. A partir desse objeto, foi pensada a seguinte questão de pesquisa: como a utilização dos meios tecnológicos presentes na Sala de Recursos Multifuncionais pode se tornar um instrumento facilitador no desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Visando aos desdobramentos dessa indagação, o estudo propõe o seguinte objetivo geral: Analisar como os recursos das novas tecnologias analisar a utilização dos meios tecnológicos presentes na Sala de Recursos Multifuncionais e suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência presentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No intuito de responder à questão de pesquisa, será utilizada como metodologia a abordagem qualitativa, com método de estudo de caso. A necessidade de um olhar sensível em um ambiente diverso, que é a Sala de Recursos Multifuncionais, com jovens e adultos deficientes, oportunizou o desenvolvimento desse projeto de intervenção. Logo, é sob essa ótica que a pesquisa, já em fase concluída, obteve como resultados consistentes a compreensão acerca da temática debatida, destacando como a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribui no processo do desenvolvimento de um ensino e aprendizado significativo do público pesquisado, de modo que, pela utilização desses recursos, pode ser evidenciada a sua contribuição na potencialização de um ensino de qualidade, equitativo e inclusivo do público-alvo. Para fundamentar a investigação, pelo método de pesquisa bibliográfica, cujas temáticas recaem sobre a utilização das TDIC como um meio de inclusão desses sujeitos no campo educacional e social, além de apontar como esses dispositivos criam novas práticas educacionais trazendo reflexos na aprendizagem desses alunos. Procedeu-se a um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos, destacando como essa modalidade de ensino veio se consolidando no decorrer da história, mesmo diante de toda a invisibilidade de seus sujeitos. Como Proposta de Intervenção, desenvolveu-se um ciclo de Encontros Formativos com docentes da unidade escolar pesquisada, no que concerne ao uso das novas tecnologias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram que a EJA tem relevância de natureza social, logo, se faz necessária na implementação eficaz das políticas educacionais que se propõem a incluir esses alunos, haja vista que, por diversos fatores – sobremaneira os sociais e econômicos – não completaram seus estudos. A pesquisa trouxe a confirmação de que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas nesse novo cenário de ensino e de aprendizagem, incluindo, para tanto, os estudantes com deficiência que compõem a modalidade Educação de Jovens e Adultos.