Práticas educativas e permanência de mulheres na educação de jovens, adultos e idosos: análise de teses e dissertações
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Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso visa: analisar como as práticas educativas e a permanência de mulheres na educação de pessoas jovens, adultas e idosas têm sido abordadas nas teses e dissertações disponíveis na Capes no período entre 2013 e 2023. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas investigações acerca da trajetória histórica da educação de pessoas jovens, adultas e idosas à luz das Constituições promulgadas ao longo da história do país. Para compreender as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na contemporaneidade em busca pelo direito à educação é realizada uma investigação acerca da educação feminina no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. Além disso, destaca-se a presença das mulheres na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, com o intuito de entender o perfil, os desafios enfrentados para acessar e permanecer no ambiente educativo e os fatores que as motivaram a retornar à escola. No que se refere às práticas educativas, discute-se a influência dessas práticas na permanência das mulheres na educação de pessoas jovens, adultas e idosas. O percurso metodológico trilhado para a construção deste trabalho baseia-se no método materialista histórico e dialético, sob a perspectiva da abordagem qualitativa. A pesquisa é caracterizada pela análise documental, realizando-se um levantamento sistemático das teses e dissertações disponíveis no catálogo da Capes relacionadas ao tema, por meio do estado da arte. O procedimento de análise dos dados fundamenta-se na análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que ainda há escassez de pesquisas sobre o impacto das práticas educativas na permanência das mulheres na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, indicando a necessidade de mais estudos que abordem esse assunto. Além disso, os achados indicam que práticas educativas progressistas e a escola como um ambiente democrático e acolhedor são fundamentais para a permanência de mulheres que retornam às instituições de ensino na busca pela realização dos sonhos e pela qualificação profissional.