A educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Serra do Ramalho
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Resumo
A Educação Ambiental (EA) é um campo que visa construir conhecimentos para a formação de cidadãos críticos e participativos trabalhando em prol de um meio ambiente ecologicamente equilibrado devendo ser ministrada de forma interdisciplinar e transversal no currículo da Educação Básica. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar como a EA está proposta para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Serra do Ramalho – BA. Para tal foi realizada uma pesquisa numa abordagem qualitativa, do tipo documental, tendo como instrumento de produção de dados, o Referencial Curricular Municipal e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas do munícipio. Os resultados evidenciam que as perspectivas de Educação Ambiental presente nos PPPs aproximam-se da concepção presente no Referencial Curricular do município e documentos oficiais. Quanto às macrotendências político pedagógicas os PPPs revelam uma coexistência de todas elas: preservacionista, pragmática e crítica, com preponderância da pragmática. Destacamos a importância da intencionalidade que os documentos analisados expressam em fazer Educação Ambiental nas escolas do município de Serra do Ramalho, o que reflete uma formação atenta a esta questão contemporânea relevante na construção da cidadania desde os anos iniciais.