Análise sobre o pensamento crítico entre educandos/as em distorção idade-série do Programa Acelera Brasil: Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes: um estudo de intervenção pedagógica.
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Resumo
A pesquisa realizada de 20 de março a 09 de julho de 2024 averiguou o pensamento crítico entre educandos/as em distorção idade-série do Programa Acelera Brasil – Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes. Teve como objetivo geral compreender os processos de conscientização dos educandos e educandas do PAB sobre nossa história e nossa cultura implicada no contexto social, como forma de saber se as intenções do Programa quanto ao desenvolvimento do pensamento crítico se concretizam. A questão de pesquisa que deu origem a este estudo foi: como se apresenta o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos do Programa Acelera Brasil (PAB) da Escola Municipal Frei Leônidas Menezes em Salvador, Bahia em relação ao tema “Nossa história, nossa cultura implicada no seu contexto social”? A partir da busca à resposta para essa questão definimos os seguintes objetivos específicos: construir e aplicar ações educativas na forma de oficinas que possibilitem que os educandos expressem suas visões de mundo em relação a sua história e sua cultura, a partir do contexto do seu bairro, sua rua e sua escola e analisar os discursos dos educandos sobre nossa história, nossa cultura: o bairro, a rua e a escola no processo da prática das oficinas como possibilidade de desvelar suas visões de mundo. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com metodologia específica para intervenção pedagógica com o instrumento de pesquisa oficinas pedagógicas, desenvolvido no locus Escola Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes em Salvador-Bahia. Os educandos participantes da pesquisa na condição de convidados voluntários foram estudantes na faixa etária entre 11 e 13 anos, cursando a quinta série do Ensino Fundamental I (Projeto Acelera Brasil), afrodescendentes, meninas e meninos que apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas ao ato de ler e escrever. Da investigação vieram os seguintes resultados: a) as oficinas ao trabalhar com os temas sobre o bairro, a escola e a rua abordando os aspectos históricos, geográficos e sociais aproximaram tais conteúdos às vivências dos educandos e, ao mesmo tempo, permitiu relacionar comparativamente, a noção de pensamento crítico do PAB com a de Paulo Freire; b) nos discursos dos educandos sobre esses temas há um pensamento ingênuo que inclusive os levam a agir ingenuamente em sua realidade ou um agir fatalista sem perspectiva do esperançar, como defende Paulo Freire; c) a prática das oficinas e as entrevistas sugerem que o PAB na Escola Municipal Frei Leônidas Menezes não consegue desenvolver a competência do pensamento crítico defendida pelo Programa. Isto talvez seja porque a metodologia é engessada, não oportuniza trazer elementos do cotidiano desses educandos para as aulas, bem como falta uma prática educativa mais dinâmica e participativa que efetivamente possa problematizar a realidade e assim desenvolver a consciência crítica dos educandos como é a proposta pedagógica de Paulo Freire. Essa pesquisa trouxe esperança e serviu como referencial prático para aqueles/aquelas professores e professoras que desejam mudar suas práticas e ajudar os estudantes na aquisição de conhecimentos de forma concomitante com a conscientização na forma como difundida pelo Patrono da Educação Paulo Freire.