A inclusão da criança autista na escola regular: um estudo de caso

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Data
2015
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A inclusão escolar preconiza a permanência do aluno com Necessidades Especiais Educacionais na rede de ensino regular. Essas mudanças de paradigmas no contexto educacional exigem novas maneiras de transmitir conhecimento. Partindo do ensejo de pesquisar e analisar o atendimento pedagógico oferecido ao aluno autista na escola regular, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para as discussões sobre inclusão escolar para alunos autistas com vigência a observação do encaminhamento pedagógico realizado. Meu objetivo geral é analisar o processo de ensino e aprendizagem, oferecida aos alunos autistas, em classes regulares considerando as propostas de democratização e inclusão social. Este trabalho é o resultado de um estudo de caso, além disso, foram realizadas algumas pesquisas bibliográficas que permitiram o aprofundamento teórico para delinear resultados que sirvam de embasamento para futuras pesquisas. Com isso surge a importância de refletir sobre o papel da escola e do professor no processo mediador da aprendizagem destinados a favorecer o desenvolvimento das competências educativas, sociais e afetivas, tendo como problemática abordada: quais são as práticas pedagógicas utilizadas no ensino de autistas?, e objetivo geral: Analisar o processo de ensino e aprendizagem, oferecida aos alunos autistas, em classes regulares considerando as propostas de democratização e inclusão social. Que o estudo desenvolvido possa contribuir para os profissionais da educação um conhecimento mais profundo das veredas do autismo, servindo de alicerce para o incentivo e criação de um ambiente de aprendizagem que garanta ao aprendiz a aplicabilidade do ensino de qualidade que garante a legislação.


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SANTOS, Paloma Araujo dos. A inclusão da criança autista na escola regular: um estudo de caso. Orientadora: Maria Cezarela Carvalho. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas). Departamento de Educação, Campus XIV, (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2015.
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