Estratégias de leitura em sala de aula de Língua Inglesa no ensino médio
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nesta monografia discorremos sobre estratégias de leitura em sala de aula de língua inglesa utilizadas por alunos do ensino médio da escola pública. Objetivando verificar de que forma as estratégias de leitura contribuem na leitura de textos em sala de aula do ensino médio. E como objetivos específicos (1) analisar como as estratégias de leitura influenciam na leitura e no aprendizado de Língua Inglesa (LI); (2) listar as principais estratégias de leitura utilizadas pelos aprendizes de LI no ensino médio; e (3) apontar conceitos de leitura, leitura em língua inglesa, gêneros textuais e tipo textual. Para tanto, obtivemos como base teórica (TOTIS, 1991), (GRELLET, 1981), (ALMEIDA FILHO, 1993), (COSTA, 1991), (FREIRE, 2011), (KOCH, 2011), (LEFFA, 1996) entre outros autores. Com relação à metodologia, utilizamo-nos da abordagem qualitativa dos dados, que foram coletados por meio de um questionário contendo sete questões, para que pudéssemos avaliar as práticas de leitura de alunos no ensino médio e para colher informações de como os discentes consideram a leitura em língua inglesa. Assim, notamos que os alunos consideram bastante a leitura, mas têm algumas dificuldades com a língua inglesa, principalmente com o vocabulário. Alguns, mesmo inconsciente, já se utilizam das estratégias de leitura para compreender os textos. Desse modo, percebemos a necessidade de os professores trabalharem as estratégias de leitura na sala de aula para que os alunos possam utilizá-las de forma consciente nos textos em inglês, e desenvolvam seus conhecimentos no que se refere à língua estrangeira (LE).