A formação continuada do professor de língua portuguesa: refletindo sobre a prática docente
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Resumo
Este estudo tem como objetivo elencar, discutir e refletir a importância da formação continuada do professor de Língua Portuguesa e sobre suas possíveis contribuições na vida profissional e pessoal do educador. A pesquisa que se apresenta é a pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada na cidade de Conceição do Coité-BA, usando como instrumento a entrevista semiestruturada com professores de Ensino Médio da Rede pública e estadual de ensino. Na análise foram utilizados como embasamento teórico Francisco Filho (2010), Guedes (2006), Libâneo (2006), Mendes (2008), Reis (2003), Shigunov (2002), entre outros. É perceptível que os professores buscam no processo de formação continuada um suporte sólido para desenvolver atividades que contribuam significantemente na relação ensinoaprendizagem com a participação dos alunos, assim como procurar um meio de desenvolver a capacidade pessoal e profissional na carreira docente do educador. Nota-se que as universidades possuem, como principal característica da formação continuada, oferecer cursos que ampliem a qualificação dos professores em serviço, bem como transformar suas práxis pedagógicas de acordo ao modelo educacional inovador e vigente na sociedade contemporânea.