Estratégias utilizadas na compreensão dos diversos usos gramaticais do sufixo –Ing.
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelos aprendizes brasileiros da Língua Inglesa como Língua Estrangeira na compreensão dos diferentes usos do sufixo ing; levando em consideração as semelhanças e distinções existentes entre o gerúndio do Português e do Inglês. Para isto, foi realizada uma pesquisa com os estudantes do curso de Letras-Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, da UNEB CAMPUS XIV, Conceição do Coité. Considerando a teoria da interculturalidade, defendida por Byram (2001), Brock (2010), ressalta-se o quanto a língua materna do aprendiz interfere no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Diante disso e das respostas obtidas através dos questionários, percebeu-se que a grande maioria dos estudantes sempre associa o ing ao gerúndio da Língua Portuguesa, desconsiderando seu uso em outras classes gramaticais. A minoria que demonstrou compreender a amplitude de seus usos apresentou diferentes estratégias utilizadas nesse processo: recorrer a seus conhecimentos sintáticos já internalizados, tentando compreender o sentido das sentenças; ou recorrer a seus conhecimentos sintáticos-morfológicos, levando em consideração as regras dos usos dos tempos verbais e os elementos sintáticos presentes em cada sentença.