A inserção do lúdico como recurso metodológico no ensino de língua portuguesa

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre a importância do uso de recursos lúdicos no ensino de Língua Portuguesa, como possibilidade de se trabalhar a linguagem como ato significativo de interação. Como objetivos específicos, propõe-se: investigar como ocorre a inserção de atividades lúdicas na aprendizagem de linguagem, como ação interativa; analisar qual a compreensão do professor de Ensino Fundamental II a respeito do uso do lúdico no ensino de Lingua portuguesa, como auxílio ao ensino mais interativo e significativo. O desenvolvimento desse trabalho será conduzido a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e observações em sala de aula do Ensino Fundamental II. Portanto questiona se:Qual a concepção de lúdico para os professores de Língua Portuguesa, e de que maneira ele tem sido usado como recurso metodológico? A pesquisa, está embasada em (LUKESI, 1998), (REVERBEL,1993), (D‟ ÁVILA, 2006) para discussão de lúdico; em (PIAGET,1978)para discutir o desenvolvimento das habilidades; em (GRÍGOLO, 2002) ao que se refere ao lúdico em sala de aula, (PFUTZENREUTER apud. Rivello, 2007) para o uso da música (PFUTZENREUTER apud. Rivello, 2007), para a discussão do uso da poesia (PAZ, 1982) e (GALVÃO, 2001) para o cordel.


Descrição
Palavras-chave
Citação
ANUNCIAÇÃO, Bárbara Laiane Rodrigues. A inserção do lúdico como recurso metodológico no ensino de língua portuguesa. Orientadora: Obdália Santana Ferraz Silva. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas). Departamento De Educação, Campus XIV, (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2015.
Palavras-chave