A Educação como prática de liberdade de jovens e adultos: Os desafios das práticas de leituras críticas na escola Antônio Militão Rodrigues de Retirolândia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a leitura crítica está sendo ensinado na sala de aula de uma turma de EJA na Escola Antônio Militão Rodrigues localizada no município de Retirolândia Bahia e de que forma esta leitura leva a libertação destes alunos da posição de oprimido para uma conscientização e busca pelos seus direitos. A investigação procura identificar o perfil dos alunos ingressos na Educação de Jovens e Adultos, como também o perfil da escola Antonio Militão Rodrigues a qual foi pesquisada, o professor de Língua Portuguesa da EJA afim de descobrir de que forma a leitura crítica ajuda estes envolvidos na EJA a se tornarem cidadãos mais atuantes e consciente de seus direitos e deveres. A teoria que fundamenta este trabalho é basicamente a de Paulo Freire, que acredita que o cidadão não aprende apenas na escola e que ele tem muito o que ensinar também através da sua experiência de vida e é através desse conhecimento de vida que se deve partir desse conhecimento prévio para conseguir um êxito maior com este ensino tão fundamental .


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Maria Tamires Carneiro. A Educação como prática de liberdade de jovens e adultos: Os desafios das práticas de leituras críticas na escola Antônio Militão Rodrigues de Retirolândia. Orientadora: Maria Cezarela Oliveira. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas). Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição Do Coité, 2014.
Palavras-chave