Irmandade de Nossa Senhora da Conceição imaculada dos pardos: experiência associativa na vila de Inhambupe-Bahia (1850-1889)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017-12-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O objetivo da presente dissertação é compreender o processo de construção das experiências sociais dos irmãos leigos, no espaço associativo da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição Imaculada dos Pardos (1850-1889). Mas antes, faremos sucinta exposição de uma história regional e local da Vila do Divino Espírito Santo do Inhambupe de Cima. A pesquisa analisou correspondências oficiais civis e eclesiásticas, ata de posse da Mesa administrativa da Irmandade da Conceição, contrato do mestre de música, fragmentos do Compromisso de 1860, reformulado em 1880, livros de registo de irmandades, censo de 1872, registros paroquiais, escrituras, processos cíveis e criminais de alguns irmãos. Este trabalho discute a estrutura organizacional da Irmandade, o lugar social de alguns irmãos e suas redes de sociabilidade. Interpreta o processo de conflito, resistência e negociação da Irmandade pesquisada em questões como desmembramento da Freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres. Analisa os enfrentamentos entre os irmãos da Conceição e o pároco da Matriz do Divino Espírito Santo, ocorridos por causa da construção do cemitério. Além disso, apresenta as desavenças entre Mesa administrativa da Irmandade, demais irmãos e autoridades civis e religiosas, provinciais e locais. Através de estratégias de resistência, os irmãos da Conceição atuaram nas relações de poder locais, negociando questões de sua política confraternal, com autoridades civis e eclesiásticas provinciais. Destarte, defendemos que os irmãos da Conceição construíram uma experiência associativa além da religiosa, num lugar de intersecção entre o Estado e a Igreja


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Márcia Rita Silva. Irmandade de Nossa Senhora da Conceição imaculada dos pardos: experiência associativa na vila de Inhambupe-Bahia (1850-1889). Orientador: Maria das Graças de Andrade Leal. 2017. 187f. (Mestrado em História Regional e Local), Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.
Palavras-chave