As contribuições do afeto: a importância da afetividade na formação dos estudantes inseridos no curso de licenciatura em história

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A afetividade é essencial para o desenvolvimento completo do ser humano. Este trabalho trata da importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem no nível superior, mas especificamente no curso de Licenciatura em História, discutindo o papel do afeto na construção de uma aprendizagem significativa. Enfoca algumas concepções teóricas sobre a afetividade e como esta pode contribuir para a formação dos futuros professores e sua importância na construção de uma boa relação entre professor e aluno. A análise da LDB mostrou que esse documento, ao descrever as atribuições das universidades para a formação de professores, indica que é fundamental que os docentes estejam abertos a novas propostas pedagógicas e mantenham o interesse pela formação continuada. Tenho como foco uma pesquisa realizada pelo Colegiado de História do Campus XIV da UNEB, no qual os alunos fazem uma avalição sobre as posturas dos docentes. A pesquisa revelou as dificuldades existentes na relação professor/aluno e os benefícios do afeto dentro da academia para a formação como pessoa e como profissional.


Descrição
Palavras-chave
Citação
TEIXEIRA, Isis Michely dos Santos. As contribuições do afeto: a importância da afetividade na formação dos estudantes inseridos no curso de licenciatura em história. Orientador: José Ernane Carneiro Carvalho Filho. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, BA, 2016.
Palavras-chave