Professores e graduandos de história: saberes e experiências
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Resumo
A formação docente tem sido discutida por muitos estudiosos da área na perspectiva de refletir sobre as habilidades e competências para um bom exercício profissional. Entendendo que a formação e prática do professor são complexas, o presente estudo traz à tona questões referentes à formação de graduandos e professores em exercício, propondo um novo olhar para o processo de formação de graduandos durante a graduação e de professores que estão no chão das escolas, desmistificando muitos discursos ainda presentes nesse contexto educacional e de formações, bem como, as oposições simplistas entre posturas de profissionais e estudantes. Este trabalho tem, por conseguinte, o foco de pesquisa nos saberes e nas experiências que são construídas ao longo das vivências desses sujeitos, por meio de suas narrativas. O objetivo da pesquisa é compreender como os professores e estudantes, que atuam no ensino de História, significam seus processos formativos. Como aporte teórico, destacamos: Certeau (1998); Bondía (2002); Monteiro (2007); Nóvoa (1995); Souza (2007); Tardif (2007). A definição da história oral por meio das entrevistas semiestruturada e memorial ratificou a relação dialógica estabelecida com os objetos/sujeitos da pesquisa. A história oral se fez como fonte e método em busca de captar a visão própria dos sujeitos históricos. Também busquei travar um diálogo com fontes escritas, como os relatórios de estágio, projeto do curso de licenciatura plena em História para fins de renovação do reconhecimento e regulamento setorial de estágio do curso de História. O cenário de pesquisa construiu-se nas relações entre docentes e estudantes do curso de licenciatura em História na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XIV e profissionais da educação que atuam na educação básica, na rede estadual e municipal de Conceição do Coité - Bahia. Os interlocutores são nove estudantes de graduação e seis professores do ensino básico e superior. Resultaram, portanto, do cruzamento dessas fontes, a pesquisa e as reflexões apresentadas sobre o tema.