Literatura, história, memória e sertão: identidade sertaneja entre o tradicional e o moderno no romance essa terra de Antônio Torres

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho estuda a relação entre Literatura, História, Memória e representações identitárias no romance Essa Terra escrito pelo baiano Antônio Torres e publicado em 1976, com o objetivo de analisar a importância deste romance para a problematização das identidades no universo sertão-Junco, terra natal do escritor. O estudo é feito através da reflexão da dialogicidade das narrativas literárias e históricas. A metodologia da pesquisa é baseada na leitura e análise da obra e de estudos de produções historiográficas referentes ao tema. A monografia está dividida em dois capítulos. O primeiro prioriza o entrelaçamento da Literatura, História e Memória e o segundo é voltado para a análise das representações identitárias sobre o Sertão, que permeiam a narrativa. A análise demostra que a narrativa singular do romancista representa as tensões sociais e humanas por meio do imaginário, este tomado como produtor de realidades.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTANA, Patrícia Ferreira de. Literatura, história, memória e sertão: identidade sertaneja entre o tradicional e o moderno no romance essa terra de Antônio Torres. Orientadora: Adriana Silva Teles Boudoux. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Departamento de Educação, Campus XIV, (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2015.
Palavras-chave