O dito não dito nos desenhos infantis CIPP – Caderno de Inspirações de Práticas Pedagógicas
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Resumo
Este produto educacional é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “Escrita de si: problematizando o diagnóstico de enunciados pictóricos de educandos na perspectiva foucaultiana” desenvolvida no PPGELS - Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagens e Sociedade (UNEB – Universidade do Estado da Bahia, campus VI). Apoiado nos saberes construídos durante o percurso desta pesquisa sobre o uso da análise discursiva dos enunciados pictóricos (desenhos) sobre si e sobre a família como ferramenta diagnóstica sócio-histórica-cultural dos discentes e foi gestado este caderno, intitulado: O dito não dito nos desenhos infantis como possibilidade de intervenção e planejamento para os(as) docentes de Língua Portuguesa e demais profissionais que venham se interessar. Este Produto Educacional tem como objetivo geral contribuir com a formação e a prática docente de professores de Língua Portuguesa a partir das análises dos enunciados pictóricos de si e da família como diagnóstico dos discentes na perspectiva foucaultiana e como objetivo específico: refletir sobre a importância do diagnóstico para o planejamento e intervenções nas aulas de Língua Portuguesa; apresentar coletânea de enunciados pictóricos e inspirações de práticas pedagógicas desenvolvida nesta pesquisa; sugerir inspirações de práticas pedagógicas ancoradas na análise discursiva e na linguagem dos desenhos como estratégia pedagógica. A construção deste caderno tem como referencial principal Michel Foucault (1979), (2008), (2014) e demais autores como: Luckesi (2011), Farias, et. al. (2011) e Sarmento (2011). Seu formato será digital e com acesso gratuito para que os (as) docentes possam acessá-lo em seus computadores, tablets ou em seus celulares de forma prática.