A variação linguística no livro didático de língua portuguesa no ensino fundamental II: uma visão dogmática ou científica de língua?
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Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma investigação de como a temática da variação linguística está sendo abordada no livro didático (LD) de língua portuguesa (LP). Para desenvolver essa investigação, o corpus analisado é o livro de “Português Linguagens”, de uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2022, de autoria de Willian Cereja e Carolina Dias Vianna, direcionado para 9º ano do ensino fundamental II. Para obtenção dos resultados, será utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise documental. Como quatro teórico, baseamo-nos nos postulados da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004, 2005), Bagno (2007), Faraco (2005). Será analisado a proposta da BNCC (2018) para a abordagem da Variação Linguística. Em síntese, os resultados mostram que a heterogeneidade linguística não tem o tratamento que se esperava, visto que, na seção que é destinada a tratar do fenômeno, os autores abordam a questão do Estrangeirismo.