O comércio jacobinense pós-fechamento da J.M.C.: perspectivas do setor varejista na ótica do Sebrae. Uma análise do biênio 2001/2002

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2003-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho destaca o comércio jacobinense pós-fechamento da J.M.C. (Jacobina Mineração e Comercio S/A), revelando um notável desaquecimento do setor, bem como apontando as perspectivas desenvolvidas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o comércio varejista local. Vale registrar que a exploração sistemática do ouro, em jacobina, teve início na década de 1980, e foi tida como projeto monocultor de sustentação econômica para o município, o que desencadeou grande vigor ao comércio local, privilegiando o setor varejista. Tal fato aqueceu substancialmente as vendas no comércio, além de promover à cidade um crescimento horizontal jamais visto. Por outro lado, após o fechamento da mina, Jacobina vem sofrendo um grande impacto, sobretudo no setor comercial, onde se verifica um acentuado desaquecimento do mesmo, pois a mineração, sem dúvida, era tida como ancora deste setor, gerando emprego e renda para o município. Diante desse quadro, tornou-se impar a buscar de novas saídas para a situação, a partir de intervenções de agências governamentais de fomento (em particular, do SEBRAE) na procura de alternativas que modifiquem, positivamente, tal situação, A intenção aqui é, portanto, de apontar uma radiografia da atuação do SEBRAE no comércio jacobinense, especificamente no setor varejista, após o fechamento da JMC.. com delimitação temporal de 2001 a 2002, analisando suas ações e conseqüências.


Descrição
Palavras-chave
Citação
COSTA FILHO, Aroldo; VASCONCELOS, Katiane Silva. O comércio jacobinense pós-fechamento da J.M.C..: perspectivas do setor varejista na ótica do Sebrae. Uma análise do biênio 2001/2002. Orientadora: Jorima Valoz dos Santos. 2003. 61f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia)- Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2003.
Palavras-chave