História e música: reggae e identidade negra em Conceição do Coité

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Data
2018
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho traça uma trajetória da música Reggae desde o seu surgimento na Jamaica até a sua chegada à Bahia e, por conseguinte, à Conceição do Coité. Para tanto, faço uma revisão bibliográfica sobre a temática. O objetivo da monografia é entender até que ponto o fato de os sujeitos ouvirem Reggae influencia, ou não, na construção de uma identidade negra local, individual e coletiva. Para isso, faz-se necessário o uso da fonte oral, minha principal fonte, pois, para desenvolver a pesquisa, trabalho com as experiências dos sujeitos, e estas só podem ser alcançadas através de seus relatos. Para analisar as falas dos entrevistados recorro às orientações metodológicas de Alberti (2005) e Amado (1995). Foi percebido que, mesmo se tratando de um grupo relativamente pequeno, o sentir-se negro e a forma de ouvir reggae diferem-se. Pra compreender tais variações, Stuart Hall (2003,2011) me ajuda a discutir sobre a complexidade que envolve a constituição de uma identidade. Ainda para ajudar a compreender o que é ser negro em Conceição do Coité, retomo uma discussão sobre o passado escravista do município.


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Citação
OLIVEIRA, Rayla Roberta Silva de. História e música: Reggae e identidade negra em Conceição do Coité. Orientadora: Iris Verena Santos de Oliveira. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Literatura em História). Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, BA, 2018.
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