Currículo e ensino de história: entre o prescrito e o vivido em uma escola pública do município de Riachão do Jacuípe - BA
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Resumo
Este trabalho objetivou refletir sobre currículo da disciplina História, entre o prescrito e o vivido, em uma escola pública da rede municipal de Riachão do Jacuípe- BA. A pesquisa utilizou como base metodológica a abordagem do tipo etnográfica, um estudo de caso, com construção de um diário de bordo. Além das fontes: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: (LDB) - Lei nº 9.394/96; os PCNs de História (5ª a 8ª série); o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP); o livro didático e o Plano de Curso. Complementando as nossas inquietações com as leituras de autores como: Roberto Sidnei Macedo (2013); Alice Casimiro Lopes & Elizabeth Macedo (2011); José Gimeno Sacristán (1998); Tomaz Tadeu da Silva (2005); Antônio Flávio B. Moreira (1990); Circe Maria Fernandes Bittencourt (2011); Selva Guimarães Fonseca (2003); Parâmetros Curriculares de História (1998). A intenção dessa pesquisa foi compreender no diálogo com a docente e as fontes, como o ensino de História e o currículo ocorria na sala de aula e quais as concepções de currículo do docente e como ocorre e qual a influência do currículo oficial sobre o vivido suas disputas e conciliações. Conclui-se que as relações entre o currículo prescrito e o real são mediadas por fontes de poder, limites, tensões e possibilidades epistemológicas, políticas e pedagógicas.