Escrita de si: problematizando o diagnóstico de enunciados pictóricos de educandos na perspectiva foucaultiana
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Resumo
Esta pesquisa parte das contribuições dos estudos discursivos foucaultianos, tendo como objeto a análise dos enunciados pictóricos dos sujeitos discentes sobre si e sobre a família, investigando a linguagem dos desenhos como instrumento de avaliação diagnóstica para os planejamentos pedagógicos dos(as) docentes de Língua Portuguesa. Assim, surgiu a questão problema: como a análise discursiva dos enunciados dos discentes sobre si e sobre a família pode contribuir para avaliação diagnóstica no auxílio dos planejamentos de docentes de Língua Portuguesa? Desta maneira, esta pesquisa busca compreender como a escrita de si dos alunos do 5º ano do ensino fundamental pode contribuir para uma avaliação diagnóstica e para os planejamentos pedagógicos na perspectiva do componente curricular de Língua Portuguesa. A justificativa baseia-se na expansão dos estudos discursivos além do domínio linguístico, reconhecendo a importância da linguagem dos desenhos, como os enunciados pictóricos, além de aprofundar a compreensão da cultura visual e seu impacto na construção de significados e nas relações de saber-poder. A pesquisa apoiou-se nos estudos discursivos de Michel Foucault: Microfísica do Poder (1979), que aborda as relações de poder-saber; Vigiar e Punir (2014), que explora o poder disciplinar nas instituições; A Arqueologia do Saber (2008), que analisa a formação dos discursos e a estrutura do enunciado. Esta pesquisa está organizada em três artigos independentes que se complementam, culminando em um produto educacional. Desta forma, o objetivo do primeiro artigo foi analisar a produção acadêmica acerca de enunciados pictóricos de alunos a partir da análise de seus desenhos. A metodologia utilizada partiu de leituras arqueogenealógicas, fundamentadas na revisão bibliográfica teórico-analítica, baseada no estado da arte, para conhecer o que se tem e se sabe sobre a relação entre os estudos discursivos foucaultianos e a linguagem dos desenhos nas fontes Scielo e Google Acadêmico. No segundo artigo foi promover e analisar os enunciados pictóricos de discentes sobre si e sobre a família com os alunos do 5º ano do ensino fundamental anos iniciais em uma escola municipal e traçar sua relação com o diagnóstico sócio-histórico-cultural com vistas ao planejamento pedagógico dos docentes de Língua Portuguesa. Assim, foi desenvolvida uma intervenção em formato de aula/oficina, onde os(as) discentes produziram enunciados pictóricos e responderam a um questionário socioeconômico para serem analisados. A abordagem teórica-analítica foi baseada nas leituras e análises arqueogenealógicas inspiradas nas obras de Foucault (1979; 2008; 2014). Por fim, o terceiro artigo teve como objetivo elaborar um Caderno de Inspirações de Práticas Pedagógicas, intitulado 'O dito não dito nos desenhos infantis', para docentes de Língua Portuguesa, fornecendo elementos analíticos discursivos para o diagnóstico dos alunos através de enunciados pictóricos. A metodologia utilizou o banco de dados da EDUCAPES para estruturar o produto educacional e identificar padrões em cadernos pedagógicos dos últimos cinco anos, apoiando-se em leituras arqueogenealógicas e na revisão de literatura teórico-analítica, baseada no estado da arte. Sobre os resultados alcançados no primeiro artigo indicaram que, por meio das análises dos desenhos, os docentes podem obter saberes importantes para ajustar seus planejamentos pedagógicos, pois a “escuta” proporcionada pelo diagnóstico ajuda na tomada de decisões adequadas à realidade sócio-histórica-cultural dos(as) alunos. No segundo artigo, mostraram que as produções pictóricas materializam as relações de poder e saber no cotidiano dos alunos, expressando suas existências e formas de resistência ao discurso hegemônico. Pois, ao integrar a “escrita de si” no ambiente escolar amplia a autorreflexão dos alunos e fortalece a relação entre escola e família. No terceiro artigo, os resultados coletados forneceram uma visão aprofundada que contribuíram para elaboração e construção do produto educacional resultante desta pesquisa. Conclui-se que, a “escrita de si”, sob a perspectiva foucaultiana, mostrou-se um meio promissor para compreender os alunos e suas relações familiares, permitindo um diagnóstico sócio-histórico-cultural que enriquece a prática pedagógica de docentes de Língua Portuguesa, promovendo uma educação mais inclusiva e transformadora. Onde tanto docentes quanto discentes se subjetivam, e um novo modo de existência pode emergir através da produção e análise discursiva dos enunciados pictóricos, possibilitando discussões críticas e reflexivas sobre o discurso no ambiente escolar.