Teatreletrando nas aulas de língua portuguesa: práticas letradas à luz de letramentos sociais através de textos do lamparinas do sertão.
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Resumo
Esta Dissertação apresenta uma proposta interventiva que tem como principal objetivo inserir, no espaço formal da escola, textos de autoria do Grupo Cultural Lamparinas do Sertão (GCLS como práticas de letramentos sociais, através de intervenção formativa leitora e cidadã aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. A metodologia foi inspirada nos princípios pesquisa-ação e alguns elementos da observação participante, sob à luz de estudos sobre letramentos e dos gêneros teatrais enquanto gênero discursivo, além de ser um potencial instrumento pedagógico. A pesquisa apresenta dois objetivos específicos: contribuir para a melhoria da formação de leitores e escritores proficientes, a partir da valorização da produção textual representativa da cultura local; aplicar e desenvolver diferentes estratégias de leitura com vistas à produção textual, tendo como referência os textos do GCLS. Para tanto, a discussão sobre letramento enquanto práticas sociais de leitura e escrita está referenciada em Soares, (2018 e 2019,); Brian Street (2014), Kleiman (1995, 1998, 2010 e 2014), além de outros teóricos, que, direta ou indiretamente, abordam o tema. Valemo-nos também dos postulados de Koudela (2005, 2010), Grazioli (2007), Reverbel (1997), Spolin (2017), dentre outros, que coadunam com a ideia do teatro como elemento facilitador e potencializador nos processos de ensino e aprendizagem da leitura. Os preceitos metodológicos estão pautados em Cintra (2012), Marconi e Lakatos (2011), Thiollent (2014) e outros. Na fase das atividades diagnósticas e de dados escolares referentes aos diagnósticos institucionais de leitura e escrita, constatamos que a maioria dos alunos estavam habituados a ler e a escrever um ou dois gêneros específicos, sujeitos a atividades pouco diversificadas, e a maioria desconhecia os gêneros teatrais enquanto objeto de leitura e estudo. Apenas uma minoria conhecia o GCLS. Assim, uma sequência didática elaborada, a partir das concepções de Dolz, J. e Schneuwly, B. (2004) e Zabala (1998), ancorada nos pressupostos teóricos deste trabalho, se encarrega de implementar a proposta interventiva na sala de aula. Esta sequência destaca-se como uma alternativa metodológica nas mãos dos professores de Língua Portuguesa da Rede de Ensino de Seabra-BA, como ferramenta que contribuirá para o processo de formação leitora e escritora proficiente dos estudantes.