Memórias dos confins da ilha: do ambiente familiar às aulas de língua portuguesa – um dedo de prosa entre o presente-passado para produções narrativas.
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Resumo
O conhecimento e a valorização do passado de um povo são fundamentais para o fortalecimento dos vínculos socioafetivos entre os indivíduos que o compõem. Este trabalho tem por proposta estimular os educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Juracy Magalhães Júnior, na localidade de Cacha-Pregos, Município de Vera Cruz, Estado da Bahia, Brasil, a refletirem acerca da sua memória individual e coletiva, a partir do contato com a tipologia textual narrativa e o gênero memória. O problema deste estudo é:como as vivências da comunidade de Cacha-pregos, em Vera Cruz/BA podem contribuir para uma autoria de textos memorialísticos na prática de produção textual de estudantes do 9º ano no Colégio Estadual Juracy Magalhães Júnior? Neste trabalho, as bases teóricas acerca da memória foram alicerçadas em Bergson (1959), Bosi (1994-2003), Halbwachs (1950), Le Goff (1990) e Pollak (1989). O importante papel humanizador da leitura literária teve por base Candido (2017) e Cosson (2019). Brito (1989), Le Goff (1990), e Benveniste (2014) foram o esteio para a abordagm histórica da memória. O respaldo quanto aos tipos e gêneros textuais e suas implicações no