Vestígios de Chapeuzinho Vermelho na literatura infantil contemporânea: leitura panorâmica da tradição até a contemporaneidade

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Data
2002
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

As lendas e tradições folclóricas de todos os povos, transmitidas oralmente de Beração em geração, são a principal fonte inspiradora da literatura infantil. O folclore se revelou um tesouro imenso de contos, tradições e lendas extraordinariamente semelhantes entre si nas mais diversas partes do mundo. Denomina-se literatura infantil 0 conjunto de obras escritas ou não para crianças, muitas vezes ilustradas, que são lidas e apreciadas por elas, O gênero abrange desde clássicos da literatura mundial até livros quase sem textos, compostos somente de ilustrações, Os temas incluem contos de fadas, fábulas e lendas transmitidos pela tradição oral, aventuras etc. Um critério satisfatório para distinguir o gênero é o consumo. A intenção pedágógica parece ter marcado os primeiros textos dirigidos às crianças em que preceitos morais são transmitidos por meio de narrativas e fábulas. Algumas obras didáticas usadas, então, agradavam muito às crianças: fábulas de Esopo, romances cavalheirescos, bestiários, livros de viagens e várias coleções de contos. (O francês Charles Perrault reuniu algumas das melhores narrativas da tradição oral como Chapeuzinho Vermelho e, a partir desta, O conto de fadas assumiu o papel de Viga-mestra que desempenha há séculos na literatura infantil de todo o mundo. Depois, muitos tiveram grande influência sobre os livros infantis como :Jean- Jacques Rousseau, Daniel Defoe, Jonathan Swift, os alemães Jacob e Guilherme Carlos Grimm, Hans Christian Andersen. A grande aceitação dos contos de fadas teve pelo menos duas consequências importantes sobre a evolução da Literatura Infantil: impôs o predomínio do lúdico sobre instrutivo e contribuiu para a definição de um gênero especificamente voltado para crianças, Entre as melhores obras escritas, deliberadamente, para crianças ou lidas por elas estão os livros de Lewis Carroll consagradas no universo infantil e pioneiras em humor de nonsense e ludismo verbal Somente no século XIX é que iniciou-se à produção propositada para o público adolescente-Literatura juvenil. Destacam-se alguns romances históricos de Walter Scott e Alexandre Dumas, obras de Charles Dickens entre outras Entre as obras para jovens, nenhuma foi mais célebre que a do autor francês Júlio Verme, por ser rica em antecipações tecnológicas. porisso, fixou os primeiros traços do Gênero conhecido como ficção cientifica. A literatura infantil brasileira tem características bastante originais que combina as contribuições européias (portuguesa), afiicana e indigena. Por isso, foi a partir da obra revolucionária de Monteiro Lobato (a qual é representante da ibridez anteriormente comentada), que a Literatura Infantil brasileira ganhou corpo e definição. Entre 1920 e 1930, Lobato criou não apenas uma história, mas todo um mundo povoado por criaturas em que se mistura verdade e fantasia:;O Sírio do Pica-Pau Amarelo, Pois até então, na literatura formal, predominavam as traduções de clássicos estrangeiros, Nas décadas de 1970 e 1980 surgiu um quadro de renovação com apoio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que pesquisou a literatura existente, promoveu concursos e programas de intercâmbio. É dessa fase autores como Ligia Bojunga Nunes, Ruth Rocha, Ana Maria Machado Ziraldo entre outros. A Literatura Infantil Contemporânea está configurada como aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele Esta começa a ganhar um olhar de maior valorização pela teoria literária. por ser rica a sua contribuição como possibilitadora de reflexão sobre o indivíduo e o social Por isto é importante a análise do conto Chapeuzinho Vermelho e suas variantes para uma reflexão sobre os papéis masculino e feminino num sentido evolutivo, sob um olhar critico. observando-se as relações entre os gêneros de forma contextualizada em suas respectivas épocas Onde se percebe não só a presença dos questionamentos do aspecto acima mencionado como.também, da constante abordagem de temáticas conscientes somo: à preservação do ecossistemas críticas ao homem predador pluralidade cultural, Preconceito racismo etc Todos estes tópicos explorados quase sempre, com o apoio da imagem para garantir o efeito poético da mensagem transmitida, já que a ilustração hoje, como centro desta literatura, vem adquirindo o status de poético e literário. Este conto impressiona principalmente. pelo espaço conquistado no universo infantil e por isso considerado universal e atemporal pois é tão difundido e recriado pelos mais diversos meios (é o conto mais lido nas escolas nas séries iniciais do Ensino Fundamental) que se tomou permanente em nosso imaginário. é um ícone que povoou nosso imaginário desde a infância, faz parte da nossa construção de mundo.


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OLIVEIRA, Celma Carvalho Cruz de. Vestígios de Chapeuzinho Vermelho na literatura infantil contemporânea: leitura panorâmica da tradição até a contemporaneidade. Orientadora: Zilda Freitas. 2002. 152f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estudos Literários) – Departamento de Ciencias Humans, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina - BA, 2002.
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