Textos Visuais: reflexões sobre o ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esse trabalho é uma análise a cerca do tratamento dado aos textos visuais nas aulas de língua portuguesa, visualizando como alunos e professores reagem diante da cultura visual, e procurando entender se o ensino e aprendizagem têm influenciado ou limitado à leitura crítica em favor desses textos. Traz um paradoxo sobre a leitura de imagens e a compreensão da cultura visual na atualidade, como discursões indispensáveis no ambiente escolar que contribuem diretamente para a formação de sujeitos consciente do seu papel social frente às experiências de vida em sociedade. As observações em torno da prática pedagógica vivenciadas nas aulas de língua portuguesa busca desvelar as significações atribuídas aos textos visuais dentro da escola e fora dela, assim a escola precisa garantir a urgência em comunicação veiculada pelo aparato visual vigente na sociedade. Assim, discutiremos como a escola precisará incentivar os sujeitos-leitores a maturidade visual frente a esses novos discursos atrelados a imagem, visando o processo de ensino e aprendizagem significativo diante desses textos.