Pandemia do Covid-19 e extensão universitária: relato de experiências no projeto educar para a atividade física- EPAF com idosos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-12-13
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as experiências acerca das atividades remotas do projeto “Educar para Atividade Física- EPAF”, assim como as estratégias utilizadas para realização das aulas realizado remotamente. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Foram produzidos e enviados para os idosos, via WhatsApp, um vídeo tutorial, um folder para facilitar o acesso a plataforma de reuniões, uma avaliação via questionário online antes do início das atividades. Vinte e oito aulas foram ministradas por meio remoto, composta por roda de conversa, palestras, exercícios físicos (EF) ministrados pelos monitores, volta à calma e autoavaliação. A frequência de participação dos idosos foi de 44,5%. Houve uma maior participação da família do idoso durante as aulas. Observou-se melhora na autonomia funcional dos idosos e no manuseio da tecnologia para gravação dos vídeos com EF em dias alternativos à reunião. Conclui-se que as ações e estratégias promovidas pelo EPAF possibilitaram reflexão sobre as temáticas abordadas, participação ativa do idoso e seus familiares, bem como a aquisição de habilidades para o manuseio do celular, facilitando assim o acesso ao programa de EF orientados e supervisionados pelos docentes e monitores do EPAF.


Descrição
Palavras-chave
Citação
Santos, Silas Lima dos. Pandemia do Covid-19 e extensão universitária: relato de experiências no projeto educar para a atividade física- EPAF com idosos. Orientadora: Luria Melo de Lima Scher. 2024. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2024.
Palavras-chave