Histórias de vida de professoras normalistas em escolas isoladas na microrregião de Jacobina: memória, formação e identidade docente

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Data
2013-09-23
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo apresenta percursos formativos de normalistas da microrregião de Jacobina, interior da Bahia, no que se refere à constituição da identidade profissional e as narrativas vivenciadas nas Escolas Isoladas do sertão baiano no período de 1945 a 1960, Busco compreender os sentidos atribuídos à docência, procurando entender como as trajetórias de "moças de famílias" foram produzidas no entrelaçamento entre o pessoal e o profissional, sobretudo nas questões referentes ao pertencimento à profissão docente e sua constituição identitária. Tendo em vista aprofundar conhecimentos e saberes, o estudo dialogou com as produções de diversos autores, dentre eles: Nóvoa (2000), Pineau (2006), Souza (2006, 2008), Freitas (2003). Catani (1996, 1997, 1998, 2003), Rios (2011) Menezes (2001). Vicentini e Lugli (2009), entre outros, A pesquisa baseou-se no trabalho com a História Oral, a partir do uso da história de vida na tentativa de (re) construir as histórias de vida. Foram entrevistadas nove normalistas que viveram os seus processos formativos para o exercício da docência nos anos 1945-1960. Para a realização do trabalho foram utilizadas as fontes orais, através de entrevistas narrativas, fontes escritas (documentos do Instituto Senhor do Bonfim e arquivos pessoais das normalistas) e fontes iconográficas. Conclui-se que, ser professora normalista na microrregião de Jacobina no periodo estudado tinha carater distintivo na sociedade da época e só nos anos dourados do ciclo da mineração, na microrregião de Jacobina, que essas moças de familia tornaram-se autoridades e projetaram suas identidades pessoal e profissional, principalmente nos povoados em que tinham as suas "cadeiras" para lecionar e, desbravando caminhos e incutindo saberes os quais foram construídos na Escola Normal Rural a partir de valores morais preestabelecidos na propria grade curricular e na proposta de uma Educação voltada para os espaços rurais. Enfim, o movimento de criação das Escolas Isoladas e o lugar ocupado pelas normalistas nestas instituições, com base na formação obtida no Instituto Senhor do Bonfim, constituiram os diversos saberes, fazeres e temporalidades da História da Educação no Sertão Baiano.


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CUNHA, Rúbia Mara de Sousa Lapa. Histórias de vida de professoras normalistas em escolas isoladas na microrregião de Jacobina: memória, formação e identidade docente. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2013. 115f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I, Salvador/BA, 2013.
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