PNLL- 2006-2024: os sentidos da leitura e as estratégias políticas para formação de leitores

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Data
2025-01-14
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Universidade Do Estado Da Bahia
Resumo

A leitura desempenha um papel central no desenvolvimento educacional, social e cultural de todo ser humano, sendo ela um processo, cognitivo e social, essencial para o exercício pleno da cidadania. Esta monografia analisa os sentidos da leitura, as propostas e as estratégias para a formação de leitores presentes no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), destacando suas estratégias e políticas voltadas para a democratização do acesso ao livro. O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica que explora os conceitos de leitura como prática cultural e as diretrizes do PNLL desde sua criação, em 2006. Os objetivos incluem mapear ocorrências do termo “leitura” no PNLL, analisar seus sentidos, identificar estratégias de incentivo e discutir o perfil de leitor que o plano pretende formar. Utilizam-se os referenciais teóricos de Mikhail Bakhtin e de Laurence Bardin para examinar os sentidos atribuídos à leitura e às estratégias de promoção leitora presentes no documento oficial. A pesquisa utiliza análise qualitativa, documental e bibliográfica. Os resultados apontam que a leitura é concebida, no PNLL, como um direito básico, sendo promovida tanto como ferramenta de inclusão social e combate às desigualdades quanto como um meio de desenvolvimento pessoal, cultural e intelectual, essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. Conclui-se que o PNLL desempenha um papel fundamental na promoção de uma sociedade mais leitora, mas seu impacto depende diretamente do engajamento de diversos atores sociais e da continuidade das políticas propostas, reafirmando o compromisso com o acesso universal ao livro e à leitura.


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SANTOS, Rosilândia Da Silva Oliveira Dos. PNLL- 2006-2024: os sentidos da leitura e as estratégias políticas para formação de leitores. Orientador: Jean Marcel Oliveira Araujo. 2025. 55 f. Monografia (Licenciatura em letras) - UNEB - Universidade do estado da Bahia, Itaberaba Bahia, 2025.
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