Os jogos como estratégia de ensino aprendizagem na EJA: potencialidades e desafios
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como o uso de jogos nas aulas de Língua Portuguesa, são uma importante estratégia pedagógica para leitura na Educação de Jovens e Adultos – EJA, destacando suas potencialidades e desafios no ensino. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa de experiência vivida durante os estágios III e IV, realizando análises de cunho qualitativo, tendo como indivíduos participantes os jovens e adultos matriculados na EJA, da rede estadual e municipal, da cidade de Itaberaba -Ba, na Escola Municipal Gois Calmon e do Colégio Estadual Centenário. Como apoio teórico foi utilizado autores como: Paulo Freire (1996), (2001), Miguel G. Arroyo (2017), Johan Huizinga (2010), materiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (2023) além de outros. A pesquisa demonstrou a importância do jogo – uma das manifestações do lúdico que promove um aprendizado mais dinâmico, atrativo e significativo, ajudando a superar estigmas sociais e fomentar a inclusão educacional. A experiência prática com jogos mostrou ganhos no engajamento e aprimoramento na leitura e escrita, contribuindo na socialização e desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de proporcionar um ambiente de ensino mais humanizado.