O ensino no colégio municipal de queimadas-Bahia, no contexto da ditadura militar, entre 1970-1985.

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Data
2019-12-06
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa onde procuramos investigar a respeito do ensino e a aprendizagem no Colégio Municipal de Queimadas, no contexto da Ditadura Militar, com recorte cronológico entre 1970 a 1985, período que justifica-se por ter sido o ano que a instituição pública obteve a autorização oficial para funcionar. Reformas na educação brasileira foram implantadas, tanto no ensino de 1º e 2º graus como no superior com demandas nos currículos que influenciariam as práticas a serem desenvolvidas pelos profissionais docentes. De forma geral, percebeu-se os impactos da ditadura militar no ato de ensinar ao contribuir para reforçar o desenvolvimento de posturas cívicas-patrióticas e morais através de atividades internas que exaltavam os heróis da nação, os símbolos nacionais, e extra-classe com os desfiles suntuosos. Como fonte de pesquisa, empregamos documentos escolares, pertencentes a esse espaço, que se encontravam no armário ou depósito na cozinha, além disso contamos com as narrativas orais dos ex-professores e ex-estudantes. Realizou-se a análise das fontes e o confronto com a legislação da educação, e ainda, o levantamento bibliográfico para a compreensão do tema permitiu discutir nesse estudo como o ensino no Colégio foi permeado pelo controle, vigilância, medo que intimidavam os sujeitos inseridos nesse sistema.


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REIS, Catiana Baraúna. O ensino no colégio municipal de queimadas-Bahia, no contexto da ditadura militar, entre 1970-1985. Orientadora: Sara Oliveira Farias. 2019. 124f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local, Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.
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