Quem cala... não consente: a linguagem do silêncio na sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2004-08
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

Na tentativa de mostrar a extensão que podemos fazer dos estudos relacionados à linguagem oral, nas aulas de Língua Portuguesa, fiz uma pesquisa direcionada a representação do silêncio, valorizando os sentidos e significados existentes em todos os seres humanos. Sentidos e significados capazes de serem expressos não só através da linguagem oral ou escrita, mas através do silêncio, reconhecendo-o como o "dono" dos sentidos, sendo os demais determinados a partir do momento que as palavras são ditas. Ou seja, no momento em que se diz o sentido já está exposto, enquanto o não-dito é repleto de sentidos. Nessa perspectiva, recorri a etnopesquisa crítica para chegar ao produto das informações, focalizando a cultura e a história dos sujeitos da pesquisa, uma vez que, nesta há um relacionamento do pesquisador com os pesquisados necessariamente estabelecido que propõe a visibilidade das realidades sociais e suas diferenças


Descrição
Palavras-chave
Citação
VIENA, Juliana Marques Dourado. Quem cala... não consente: a linguagem do silêncio na sala de aula. 2004.37f. Trabalho de conclusão de curso. Especialização em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. (Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia), Jacobina-BA, 2004
Palavras-chave