Olhares sobre a alfabetização: práticas e representações dos professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar como ocorre o processo de alfabetização nas escolas municipais de Jacobina e as representações dos professores alfabetizadores em relação a este processo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de caráter etnográfico com três professores, de três escolas públicas de Jacobina, no período de quinze de abril a oito de maio. Os dados foram levantados mediante a observação em sala de aula, entrevista gravada e produções de texto realizadas pelos professores. Verificou-se que os professores pesquisados concebem a alfabetização como um processo contínuo e que não se resume a codificação e decodificação. Fundamentam suas práticas na maioria das vezes na concepção construtivista e demonstram uma preocupação com o letramento dos alunos, procurando alfabetizar dentro de um contexto de letramento; os alunos são ativos e participam das aulas. Essa postura dos professores lhes possibilita a realização de uma prática pedagógica que favorece uma boa aprendizagem de seus alunos


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BARBOSA, Gracionete Batista; GOIS, Margarete Mesquita; SILVA, Marilza Alves Vilas Boas Oliveira. Olhares sobre a alfabetização: práticas e representações dos professores. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. Membros da banca: Antenor Rita Gomes. Denise Dias Vasconcelos de Carvalho. 2009. 55f. Trabalho de conclusão de curso. Licenciatura em Pedagogia. (Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia), Jacobina-BA, 2009
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