Ensino do esporte e evasão escolar: uma visão sobre as práticas esportivas no ambiente escolar
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Essa pesquisa tratou sobre o Ensino do Esporte e Evasão Escolar: Uma Visão Sobre as Práticas Esportivas no Ambiente Escolar. Para isso, possui como objetivo principal analisar como o ensino do esporte pode contribuir para permanência dos estudantes na escola, e possibilitar o êxito em relação a evasão escolar. Utilizando uma abordagem de natureza qualitativa para investigar os sentidos, significados, valores referentes as ações do projeto de esportes desenvolvido no contraturno do IFBA campus Santo Amaro. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão narrativa possibilitando análise das literaturas referentes ao enfrentamento, permanência e êxito em relação a evasão escolar bem como na perspectiva interpretativa e avaliação crítica do autor. Para coleta de dados, utilizou-se a base de dados do Periódico Capes como fonte de informação com pesquisas de campo e artigos originais, publicados entre os anos de 2020 a 2024. Os resultados foram apresentados por meio de uma análise descritiva e interpretativa de conteúdo. Além disso, o projeto o prevê a criação de Oficina Pedagógica com três eixos norteadores referentes as áreas do conhecimento da Educação Física, Pedagogia e Psicologia Educacional, com o objetivo de capacitar professores de educação física, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e psicólogos da educação numa perspectiva de aplicação e expansão para outras instituições educacionais. Este estudo contribuirá para a qualificar as ações desenvolvidas em projetos de esportes na escola, no enfrentamento a infrequência e evasão escolar bem como na formação continuada de diversos profissionais da educação.