As mídias sociais e o destino turístico cultural Salvador – Bahia (2016)
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Resumo
Este artigo tem como tema, a análise da influência das mídias sociais (Facebook e Instagram) no processo de escolha do destino turístico cultural Salvador no segundo semestre de 2016. O problema do trabalho se deu a partir da seguinte pergunta: Como as mídias sociais influenciam na escolha do destino turístico cultural Salvador? Sendo assim, oobjetivo é analisar a influência do Facebook e do Instagram no processo de escolha do turista que decide visitar o destino cultural Salvador. Utilizou-se como metodologia a abordagem dedutiva qualitativa e pesquisa exploratória, com uso de questionário aplicado no embarque do aeroporto de Salvador com o intuito de identificar se as mídias sociais em questão são importantes no comportamento do consumidor que chega a Salvador. Como resultado, constatou-se que o Facebook e o Instagram além de funcionarem como plataformas de relacionamento, são também utilizadas como ferramentas eficientes na divulgação ou promoção de destinos turísticos e que este uso pode acarretar em resultados positivos ou negativos para o destino, já que foi comprovado que os turistas curtem, compartilham e postam fotos de viagens turísticas. Deste modo, concluiu-se que os objetivos propostos pelo artigo foram atingidos através da pesquisa exploratória, na qual, comprovou-se que as mídias sociais em questão são utilizadas no processo de planejamento de viagens e que são consideravelmente relevantes no momento da decisão. Além disso, percebeu-se também que o uso destas mídias por parte dos empreendedores da atividade turística ou pelos gestores públicos dos destinos, trazem benefícios para os turistas no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados, já que a exposição de diferentes opiniões incentiva à competitividade do ramo.