Travessuras literárias: um olhar sobre o desenvolvimento da competência leitora.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-11-30
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Na sociedade contemporânea repleta de desafios e possibilidades, em especial na educação, a motivação dos(as) alunos(as) para aprender é uma das maiores preocupações dos(as) educadores(as). Neste cenário, a literatura vem sendo discutida nas instituições de Ensino Superior e, principalmente, como a mesma tem sido trabalhada nas escolas públicas e privadas. Nessa perspectiva, esta pesquisa, intitulada “Travessuras Literárias: um olhar sobre o desenvolvimento da competência leitora”, tem o objetivo de compreender de que forma o texto literário, como uma linguagem artística, pode potencializar o desenvolvimento da competência leitora e contribuir no processo de formação identitária dos(as) alunos(as) da Escola Municipal João Paulo Fragoso (EMJPF). Com efeito, este estudo pretende ainda identificar como a Literatura está sendo trabalhada pelos(as) professores(as) em sala de aula; analisar como se estabelece a relação do(a) aluno(a) com o texto literário no seu cotidiano; discutir de que forma a Literatura pode influenciar na formação identitária e comportamental desses sujeitos. Com efeito, a pesquisa terá como aporte metodológico a abordagem qualitativa colaborativa com a participação de oito professores(as) do quadro efetivo da EMJPF. Para tal, este trabalho segue dividido em três capítulos: No primeiro capítulo, apresento uma discussão sobre para quem e para que serve a literatura, construindo uma base teórica para o tema de pesquisa, a qual foi construída a luz dos estudos de Coutinho (1978), Brolezzi (2014), Machado (2012), Eysen e Raimundo (2001), Candido (2011), Compagnon (2009), Hall (2006), Erikson (1972), Todorov (2009), Cosson (2014), entre outros. Ainda neste capítulo, duas seções foram criadas para falar sobre O texto literário como força lúdica, na concepção de alguns autores como Hooks (2013), Araújo e Eysen (2020), Santos (2019), Huizinga (2001), D’Onófrio (1999), Almeida (2004), Winnicott (1975), Kleiman (1999), Pereira (2005), e sobre As travessuras do letramento literário, que discute o conceito de travessura e letramento literário, fundamentado por teóricos, a exemplo de: Soares (2004), Todorov (2009), Cosson, (2014), Paulino e Cosson (2009). O segundo capítulo, discutimos sobre literatura, identidade e representação da literatura presente nas escolas, especialmente da literatura local, procurando compreender como os textos literários enquanto linguagem artística potencializam o desenvolvimento das competências de leitura e contribuem para o processo de formação da identidade dos(das) alunos(as). No terceiro capítulo apresento a abordagem metodológica, discutindo com alguns autores, como Demo (1992), Paulo Freire (1996), Creswell (2007), Ludke e André (1986), Minayo (1994), Ibiapina (2016) e (2008), Candido (2011), sobre a metodologia utilizada para a realização do estudo. No quarto e último capítulo, dedicado à Análise de Dados, utilizamos a entrevista semiestruturada como dispositivo de coleta, envolvendo a participação de oito professores(as) da instituição de ensino. Buscamos compreender as percepções dos(as) educadores(as) em relação à sua prática pedagógica e a temática discutida. Por ser um estudo realizado num Mestrado Profissional, apresentamos como proposta interventiva a realização de oficinas pedagógicas, as quais servem como processo de formação continuada docente, além disso, criaremos como produto um e-book cordelizado. Por fim, consideramos que os resultados obtidos nesta pesquisa podem ser úteis aos(as) educadores que trabalham com textos literários e literatura de cordel, trazendo contribuições ao desenvolvimento das ações pedagógicas e que eles(elas) possam utilizar estratégias de aprendizagem, a exemplo do lúdico a fim de motivar a aprendizagem dos(as) alunos(as), bem como a potencialização das competências leitoras.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTANA, Maria Nascirene Lopes. Travessuras literárias: um olhar sobre o desenvolvimento da competência leitora. Orientador: Adriano Eysen Rego 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Departamento de Educação (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Campus XIV, Conceição do Coité, BA, 2024.
Palavras-chave