Ferramentas interativas utilizadas pelo marketing digital no food service

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Data
2024-06-27
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo buscou abordar as ferramentas interativas utilizadas pelo marketing digital no food servisse, sob a perspectiva dos consumidores. Com base nisso, este estudo teve como objetivo investigar como os consumidores avaliam a utilização de ferramentas interativas em restaurantes fast food. Essa compreensão servirá para orientar as estratégias e promover uma experiência que, de fato, atenda às expectativas e necessidades dos clientes. A metodologia utilizada na pesquisa foi exploratória, auxiliada pela abordagem qualiquantitativa e envolveu uma pesquisa de campo com 50 consumidores que fizeram uso das ferramentas interativas de uma rede de fast food do shopping Boulevard, localizado em Camaçari, na Bahia. Na respectiva loja, estavam disponíveis compras através do tradicional balcão de atendimento, por meio de duas ferramentas interativas: totens de autoatendimento e o aplicativo da rede, que deveria ser previamente instalado no smartphone do cliente. Os dados foram coletados por meio de questionários e de um roteiro de observação sobre o comportamento dos clientes diante dessas ferramentas interativas, sendo que somente os clientes que fizeram uso das ferramentas interativas foram questionados. Os principais resultados revelaram que a maioria (98%) dos clientes que utilizaram ferramentas interativas no restaurante fast food do shopping Boulevard gosta e se sente à vontade com a sua utilização; 50% utilizam tanto os totens de autoatendimento como o aplicativo para realizar a compra e mais da metade dos respondentes avaliaram esses totens e o aplicativo como ótimas ferramentas de compra, percebendo principalmente fatores como: praticidade e rapidez. No entanto, o estudo também identificou alguns problemas de funcionalidade nas ferramentas interativas, bem como a necessidade de assistência dos atendentes para concluir a compra. Apesar dessas dificuldades, as evidências apresentadas confirmam que as ferramentas interativas são de grande importância para os usuários e são avaliadas de forma positiva nesse contexto.


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SILVA, Jamiles Rodrigues da. Ferramentas interativas utilizadas pelo marketing digital no food service. Orientadora: Clarissa Almeida Santana. 2024.51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)-Departamento de Ciências Humanas (DCH), Universidade do Estado da Bahia. Campus I, Salvador, 2024.
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