A contabilidade como ferramenta de auxílio às finanças pessoais: perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis da UNEB

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-12-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sobre o uso da contabilidade para gerenciar finanças pessoais. A pesquisa parte da premissa de que a falta de conhecimento financeiro contribui para a má administração do patrimônio pessoal, o que pode ser resolvido com a aplicação de ferramentas contábeis no cotidiano das pessoas. O estudo justifica-se pela crescente importância da gestão eficiente das finanças pessoais em um cenário econômico cada vez mais complexo. A contabilidade, com suas ferramentas como o balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício (DRE) e o fluxo de caixa, pode ser aplicada não apenas em empresas, mas também na vida pessoal, ajudando a controlar despesas e investimentos. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º e 8º semestres do curso, por meio de questionário, buscando avaliar o nível de conhecimento financeiro desses discentes e como aplicam os conceitos contábeis em suas próprias vidas. Entre os resultados, observou-se que, embora a maioria dos alunos tenha conhecimento sobre educação financeira, muitos não aplicam as ferramentas contábeis de forma consistente. Além disso, foi identificado que a contabilidade tem um papel importante no desenvolvimento da educação financeira, mas enfrenta barreiras em termos de sua implementação no cotidiano. O trabalho conclui que é essencial integrar mais disciplinas e projetos focados em finanças pessoais no currículo de Ciências Contábeis, para preparar os futuros profissionais a lidarem melhor com suas finanças e também orientarem outras pessoas.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LIMA, Larissa Soares de. A contabilidade como ferramenta de auxílio às finanças pessoais: perspectiva dos discentes de Ciências Contábeis da UNEB. Orientador: Ramão Jorge Dornelles. 2024. 67fls. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2024.
Palavras-chave