Educação Financeira na formação do jovem: uma reflexão no ensino médio de uma escola pública em Salvador-Bahia
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Resumo
Este artigo tem o objetivo de refletir a implementação da educação financeira (EF) no ensino médio em um Colégio Público Estadual, a partir de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração no Departamento de Ciências Humanas (DCH I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. O estudo foi baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e autores que abordam conceitos de educação, educação no ensino médio, EF e EF escolar. A metodologia da pesquisa documental e bibliográfica aliadas a aplicação do formulário via plataforma Google Forms aos professores e alunos, as entrevistas com a Coordenação do Colégio e a Diretoria de Execução da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (DESEE -BA) possibilitando produção de dados empíricos. Os resultados confirmaram a EF presente em diversas áreas do conhecimento de forma transversal e como itinerário formativo. A EF é abordada de forma transversal conforme BNCC e do DCRB. Conclui-se que para melhor atuação na educação básica há necessidade de fortalecimento da formação dos professores e comunidade escolar em EF, destaque no planejamento curricular do Colégio, ampla divulgação da EF nos meios de comunicação,além do site da educação da Bahia.