Evasão escolar na Escola Municipal José Alves de Freitas em Antonio Gonçalves-Ba
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Resumo
O estudo visa analisar e reduzir os índices de evasão e repetência escolar no ensino fundamental da Escola Municipal José Alves de Freitas, em Antônio Gonçalves. A pesquisa busca compreender o estado atual da educação local, focando no processo de ensino-aprendizagem e na conscientização dos responsáveis sobre como minimizar esses problemas. O primeiro capítulo aborda a problemática da evasão, repetência e analfabetismo, com dados estatísticos e contribuições de autores, além de analisar a situação em diferentes níveis (Brasil, Nordeste, Bahia, e o município de Antônio Gonçalves). O objetivo é entender as razões dessas questões na realidade local. O segundo capítulo apresenta os fundamentos teóricos, discutindo fatores como a necessidade de crianças trabalharem para ajudar no sustento da família e a relação dos alunos com os professores, que contribuem para a evasão. Também são abordadas as leis e a evolução das escolas públicas municipais desde a década de 1960, com foco na expansão do ensino fundamental e no papel do professor como agente de transformação. O terceiro capítulo descreve a metodologia qualitativa e etnográfica utilizada para coletar dados sobre a realidade social dos alunos da 3ª série, com base nos métodos de Lüdke, Triviños e Pedro Demo. O quarto capítulo examina o contexto social dos alunos, considerando aspectos como a linguagem, meios de subsistência, e a visão dos pais sobre a escola. Também são apresentadas as opiniões da diretora e docentes sobre a evasão escolar, promovendo reflexões sobre possíveis mudanças e soluções. Na conclusão, são apresentadas as principais ideias e propostas para enfrentar os problemas identificados ao longo da pesquisa.