Os saberes dos vaqueiros sobre a tradição da “pega do boi” e sua seguridade constitucional
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Resumo
A vaquejada e a pega do boisão atividades culturais e esportivas desenvolvidas sobretudo no Nordeste brasileiro. Suas performances são similares; na vaquejada, os vaqueiros devem derrubar um boi dentro doslimites de uma área demarcada a cal, puxando o animal pelo rabo, enquanto na pega do boi o animal é solto na caatinga, e o vaqueiro vai buscá-lo por dentro da vegetação. A presente tese objetiva analisar a percepção dos vaqueiros, residentes nos Municípios integrantes da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) sobre a vaquejada e a pega de boi, os tratos com os animais e as implicações da ADI 4983 na vida e na cultura do homem nordestino. Para tanto, foram utilizados pressupostos metodológicos de natureza qualitativa. foram construídas Revisao de literatura e análise documental, foram realizadas buscas no arcabouço legal: Constituição Federal de 1988, Lei 12.870/2013, Lei 15.299/2013, Lei 13.364/2016, Emenda Constitucional n. 96, Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4.983Lei 15.299/2013. Uma pesquisa de campo, desenho transversal, descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, alicerçada em entrevistas semiestruturadas e questionários socioeconômicos e demográficos. Os dados foram coletados entre janeiro de 2023 a junho de 2024, durante as vaquejadas realizadas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) municípios que compõe os principais polos da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico. O primeiro e o segundo ciclo de coleta de dados foram realizados por meio de entrevistas e questionários nos meses de janeiro e junho de 2023. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas em aparelho de áudio e respondidas em documento impresso. No primeiro ciclo, foi entrevistado um grupo que participava da Sétima Vaquejada na cidade de Juazeiro; no segundo ciclo, foi entrevistado outro grupo que participava da 37.ª Vaquejada do Parque Geraldo Estrela na cidade de Petrolina, com ambos totalizando 22 participantes que se dispuseram a participar da pesquisa. As entrevistas foram analisadas através da análise conteúdo, o que resultou em categorias temáticas que compuseram o corpus de discussão do estudo. Os dados socioeconômicos foram apresentados com estatística descritiva. O resultado desse estudo estabeleceu que vaqueiro permanece como figura central dessa prática nas regiões do Submédio São Francisco, demonstrando ainda um “saber adquirido” por meio da prática contínua da vaquejada, que atores envolvidos na atividade percebem a vaquejada como relevante manifestação cultural, e que as regras existentes não causam maus-tratos aos animais, de modo que a vaquejada desempenha papel representativo nas tradições nordestinas. Conclui-se que a vaquejada, reflete uma conexão profunda com a cultura local, as narrativas míticas do Nordeste e a economia da região.