Educação inclusiva: uma concepção ainda pouco entendida

Resumo

O presente estudo objetiva conhecer e refletir sobre as concepções que os professores da Rede Municipal de Ensino de Várzea da Roça, Bahia, têm da Educação Inclusiva. Para isso, foram realizadas pesquisas por meio do método qualitativo-descritivo-analítico com ênfase na pesquisa de campo, através da qual a partir de entrevistas fez-se a comparação dos dados obtidos com referência a variados autores e linha de pensamento sobre o tema. Discute sobre cultura e analisa as influências das classes dominantes na construção histórica/social. Apresenta leis internacionais e nacionais que amparam os processos de integração e inclusão e os direitos dos que sofrem discriminações. Retrata a atual educação do Município de Várzea da Roça. Debate sobre concepção e os conceitos de marginalização, diferenças e igualdade. Informa sobre a história da educação no Brasil e pontua sobre a expansão, a evolução do sistema educacional brasileiro e sobre a influência negativa do currículo escolar. Descreve e caracteriza, resumidamente, a Educação Inclusiva. Analisa o significado das nomenclaturas Portador de Necessidades Especiais e Portador de Necessidades Educativas Especiais. Mapeia e relata as concepções docentes sobre educação inclusiva. Relaciona as concepções de educação inclusiva dos docentes com as práticas pedagógicas vigentes. Identifica e relata quais ações estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais de Várzea da Roça para a promoção da Educação Inclusiva.


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CRUZ, Celúcia Paz da, et al. Educação inclusiva: uma concepção ainda pouco entendida. Orientador: Antenor Rita Gomes. 2008. 52f. Trabalho de conclusão de curso. Curso de Licenciatura Plena no curso de Pedagogia, Departamento de Ciências Humanas Campus IV ( Universidade do Estado da Bahia) ,jacobina, Ba, 2008.
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