Relações interpessoais professor-aluno na Escola Estadual Frei José da Encarnação

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso trata de identificar e fazer reflexões a respeito das possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir de forma positiva no processo ensino-aprendizagem. Para melhor entendimento dessas relações nos atentamos em buscar subsidios que nos ajudassem a responder todas ou pelo menos quase todas as nossas dúvidas a respeito das mesmas. Vivenciamos durante as nossas entrevistas com os segmentos envolvidos a existência de alguns casos isolados de maus relacionamentos entre professores e alunos caracterizando empecilhos numa relação que se transforma a cada dia num dos grandes problemas para o desenrolar do processo de construção do conhecimento a partir do ensino. aprendizagem. A nossa temática versa exatamente sobre as "Relações interpessoais professor-aluno na escola estadual Frei José da Encarnação" no Ambito escolar, como acontecem, e que fatores contribuem positivamente ou negativamente, dificultando ou facilitando o processo educativo. Afinal, educar é conscientizar o aluno de que ele pode ser mais, reconhecendo também que é chamado a ser um eu-no-mundo-com-o-outro, num relacionamento comum e solidário e dessa forma, ensinar para a liberdade num mundo onde o aluno exista com o outro tendo em mente que a verdadeiro papel do professor, portanto, é estar sempre atento a todos os elementos precisos no bom desempenho e desenvolvimento das potencialidades de seu aluno.


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BATISTA, Agnailde de Sousa, et al. Relações interpessoais professor-aluno na Escola Estadual Frei José da Encarnação. Orientadora: Isaura Fontes. 2007. 68f Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas (Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia), Jacobina-BA, 2007.
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