Concepções De História: Um Estudo De Caso Com Estudantes Da Escola Pública Em Conceição Do Coité- Ba

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Data
2020
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UNEB
Resumo

O presente trabalho tem como o principal objetivo refletir sobre as concepções de História, dos/as alunos/as de um colégio estadual de Conceição do Coité. Traz uma discussão acerca da consciência histórica e de suas implicações na formação do aluno, bem como trata o conceito de cidadania no ensino de História. Através da aplicação de questionários, assim como observações em aulas, foram analisadas as entrevistas com os/as estudantes para compreender suas concepções, e sobretudo as implicações do ensino de história em sua formação. Aqui foram fundamentais os conceitos teóricos de Bittencourt (2002), Selva Guimarães Fonseca (2003), Maria Auxiliadora Schmidt (2008), Luís Fernando Cerri (2011), Isabel Barca (2007), entre outros, para um maior aprofundamento e enriquecimento do trabalho. Com base nos teóricos e nos questionários constatou-se que há elementos de uma consciência histórica em formação, e que o ensino de História vem contribuindo nesse processo, propiciando aos alunos tornarem-se cidadãos mais participantes e críticos


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