As dificuldades de leitura dos alunos da 5ª série do Colégio Estadual Edvaldo Valois Coutinho.
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo as possíveis dificuldades de leitura dos alunos das 5a séries do Ensino Fundamental, cuja problemática delineada foi a investigação acerca da maneira como esses sujeitos-leitores concebem a leitura, bem como sua relação com o texto escrito a partir das ambiências de leitura na escola como também dos relatos orais. A pesquisa teve como "Locus" o Colégio Estadual Edvaldo Valois Coutinho - Jacobina-Ba. A metodologia adotada foi o estudo do caso exploratório, utilizando como instrumentos de coleta/análise de dados entrevistas abertas e ou semi-estruturadas, observações participadas, práticas leitoras com vários gêneros textuais visando compreender o máximo as dificuldades e ou estratégias dos sujeitos no ato de ler. O resultado do trabalho traz o processo pelo qual o ensino/aprendizagem da leitura é realizada pela escola, apontando ainda a posição do professor em relação ao desenvolvimento da leitura dos alunos quanto ás suas capacidades leitoras.