Criação de uma coleção didática de galhas como ferramenta para o ensino e a divulgação científica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

As coleções didáticas se destinam ao ensino, contribuindo com a teoria por meio da ilustração prática, seja por demonstrações visuais ou atividades pedagógicas conforme o tema exposto em aula. Este trabalho tem por objetivo criar uma coleção didática com plantas hospedeiras herborizadas, galhas preservadas e modelos didáticos no Laboratório de Interação Animal-Planta e Sistemática Vegetal – LIAP, Uneb, Campus VIII - Paulo Afonso, com o intuito de enriquecer as aulas de Botânica, Zoologia e Ecologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva das interações ecológicas e promover a divulgação científica nas instituições de ensino e para o público em geral. A coleção didática foi elaborada em três etapas. A primeira, consistiu na realização de um levantamento bibliográfico entre agosto e outubro de 2024, com consultas a diferentes bancos de dados, sendo selecionados dez trabalhos científicos que serviram como base para a segunda etapa, que resultou na confecção dos materiais que conformam a coleção. Foram confeccionados 10 tipos de materiais distintos: um modelo didático em biscuit para explicar o ciclo de formação das galhas; um esquema em biscuit sobre os processos de hiperplasia e hipertrofia; uma caixa de galhas em miniaturas com Qrcode para o acesso a cartilha com imagens e identificação dos organismos envolvidos; 11 mini-exsicatas para demonstrar o órgão hospedeiro e detalhes das galhas herborizados; sete amostras de galhas preservadas em meio líquido (álcool); um card explicativo da coleção com QRcode para a versão digital; um livro de assinaturas para registro dos visitantes; uma placa com QRcode para acesso ao Instagram do Liap e uma caixa para conservação do órgão hospedeiro. Na terceira etapa, foi realizada uma exposição para alunos do Ensino Médio para avaliar a eficácia da coleção recém-montada no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. A coleção mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica para o ensino aprendizagem, contribuindo efetivamente na divulgação científica.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Ana Beatriz de Lima. Criação de uma coleção didática de galhas como ferramenta para o ensino e a divulgação científica. Orientadora:Juliana Santos Silva. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Educação, Campus VIII, Universidade do Estado da Bahia. Paulo Afonso-BA, 2024.
Palavras-chave