Cartas de mulheres negras: impactos da escolarização na constituição da leitura, escrita e na formação pessoal e profissional
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas e os impactos na escolarização e na constituição da leitura e da escrita referenciadas pela trajetória de alunas do PPGELS/UNEB Campus VI, em interseção com os marcadores de gênero, raça e classe. Levamos em consideração a seguinte questão de pesquisa: as práticas de leitura e escrita adquiridas por mulheres negras tiveram alguma influência em seus acessos à Pós-Graduação? Buscamos uma reflexão sobre narrativas (auto) biográficas como método de pesquisa para a compreensão do processo de escolarização, constituição da leitura e da escrita de alunas que são atravessadas pelas opressões de classe, raça e identidade de gênero, como ser mulher, ser negra, ser dona de casa, ser lésbica. Dessa forma, revisita-se a itinerância da pessoa, recapitulando experiências leitoras pessoais e sociais. Interessou-nos saber que tipo de contato com leituras, tanto orais como escritas, contribuiu para o caminho de formação leitora das participantes da pesquisa. Optamos pela pesquisa (auto) biográfica como método, por abrir possibilidades de análises acerca de mulheres negras do curso de mestrado do PPGELS, que buscam inserção em múltiplos espaços sociais. Fomos em busca das cartas com narrativas para dar forma e significado às experiências vividas, possibilitando a reconstituição histórica das narrativas leitoras em histórias que levam à compreensão das práticas de leitura e escrita concebidas por elas. Dessa maneira, buscamos analisar as narrativas através de escritas de cartas pautadas nas seguintes questões: Conte-nos como você aprendeu e desenvolveu o incentivo à leitura? Se adquiriu esse incentivo, ele se tornou constante ou intermitente? Qual o sentido da leitura e da escrita em seu desenvolvimento pessoal? Desse modo, através de endereços eletrônicos das mulheres selecionadas, foram coletados os dados, a partir do envio de carta-convite, com a proposta da escrita das experiências leitoras a serem analisadas em etapas posteriores. Utilizamos como aporte teórico as obras de Bertaux (2010), Carneiro (2011) Chartier (2009), Davis (2016), Freire (1989-2011), Gonzalez (2020), hooks (2017-2020), Kilomba (2019), Rago (1998), Ribeiro (2018), Souza (2006-2008), Scott (1994-1995). Esperamos que este trabalho possa contribuir para a constituição leitora e de escrita de outras mulheres negras, que possa reverberar em crescimento intelectual, principalmente através das leituras escritas de experiências de mulheres negras que lutam no dia a dia pela melhoria do seu bem-estar na sociedade como cidadãs de direitos e equidade.