Letramento científico no ensino de ciências da natureza na educação de jovens e adultos
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Resumo
O trabalho que ora se apresenta é fruto de reflexões sobre experiências da autora da pesquisa, professora de Ciências da Natureza na EJA. O analfabetismo é um desrespeito ao direito à cidadania, que reflete na injustiça social, ameaçando a ordem econômica global. No momento que um aluno é alfabetizado, ele garante melhor o exercício da cidadania, pois entenderá quais são os seus direitos e deveres, onde o saber é o poder. Enquanto a alfabetização científica é tudo aquilo que envolve a escrita e leitura de textos científicos, o letramento científico é o entendimento da ciência e sua utilização pela sociedade em tarefas do nosso cotidiano, onde, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, ao se trabalhar com letramento científico no ensino de ciências da natureza, oportunizamos agregar novos conhecimentos e saberes, contribuindo para a transformação de sujeitos ativos, protagonistas de sua própria aprendizagem. A investigação é com base na questão: Como o letramento científico a partir da pedagogia de projetos no ensino de Ciências da Natureza contribui para a escolarização dos alunos da EJA, Etapa VII (ensino médio), numa escola pública do Território de Identidade do Sisal - Bahia? O objetivo geral consiste em compreender como o letramento científico a partir da pedagogia de projetos no ensino de Ciências da Natureza contribui para a docência escolar, no processo de escolarização da EJA e favorece à participação nas Feiras Científicas. Para atingir o objetivo apresentado, a investigação tem uma abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção pedagógica e utilização de ciclo de rodas de conversa como estratégia para a coleta das informações. O espaço empírico foi uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no Território do Sisal - Bahia. Os colaboradores da pesquisa foram quatro professores da área de ciências da natureza, um o coordenador pedagógico e oito alunos da modalidade de ensino da EJA, em específico a Etapa VII (ensino médio). A fundamentação teórica traz os autores Silva (2016) e Ferreira (2015) contribuindo na discussão sobre o letramento científico; Araújo (2013), Arroyo (2017) e Freire (2001) o ensino de ciências e a educação de jovens e adultos; e sobre o contexto da pesquisa Guerra (2018), Hernández (1998), Weber (2016). Como produto final foi promovida uma feira de ciências com a participação dos colaboradores da pesquisa. Espera-se com essa pesquisa: incentivar práticas pedagógicas baseadas no letramento científico através da pedagogia de projetos em ciências da natureza na Educação de Jovens e Adultos; estimular a realização de Feiras Científicas e participação de professores e alunos da EJA, de forma a assegurar a construção de novos saberes por parte do aluno; além de contribuir para o combate ao movimento de negação a ciência aliado ao processo de escolarização na área de ciências da natureza na EJA. Esse trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética, através do parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 68335723.3.0000.0057, Número do Parecer: 6.061.974, de 16 de maio de 2023.