Criminalização e julgamento: o poder condenatório da mídia nas matérias policiais, veiculadas no site Jornal da Chapada, de Itaberaba-BA, entre os anos de 2018 e 2020.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-07-12
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso, tomando por base a metodologia qualitativa com análise documental, pretende analisar matérias policiais sobre tráfico de drogas no site Jornal da Chapada entre os anos de 2018 e 2020, diante disso, busca detectar seus impactos perante a sociedade, analisar de forma detalhada as características criminalizantes contidas nos escritos, os perfis dos sujeitos suspeitos, as fontes das notícias e a forma de trabalho do site, desenvolver um estudo detalhado, identificando raça, gênero e outros caracteres pessoais dos acusados e entender como acontece e as possíveis razões para a criminalização midiática, tendo como objetivo observar a forma de comunicação utilizada. Para tanto, faz-se necessário discutir o racismo estrutural, estigma, criminologia midiática, englobando a lei de abuso de autoridade, promulgada em 2019. O levantamento bibliográfico passa pela Escola de Frankfurt, na Alemanha, com os principais conceitos de Theodor Adorno sobre indústria cultural e outros aspectos para elucidar de forma clara, os detalhes dessa discussão presente, após, o marco teórico passa a ser a criminologia midiática e demais estudos que passam a avaliar a presença do racismo na construção, participação policial e no trato com o suspeito e terminologias. Esta pesquisa observa como a mídia se articula e processa as matérias de cunho policialesco e vislumbra seus impactos posteriores, apontando a forma ideal e eficaz para que o trabalho jornalístico seja agente construtor de comunidades melhores, sendo parte da solução dos problemas existentes no sistema penal.


Descrição
Palavras-chave
Citação
BOAS NETO, Apio Vilas. Criminalização e julgamento: o poder condenatório da mídia nas matérias policiais, veiculadas no site Jornal da Chapada, de Itaberaba-BA, entre os anos de 2018 e 2020. Orientador: Ney Menezes de Oliveira Filho. 2024. 53 f. Monografia (Bacharelado em direito) - UNEB - Universidade do estado da Bahia, Itaberaba Bahia, 2024.
Palavras-chave