Um Estudo Sobre Gestão e Violência na Escola Municipal Teodoro Sampaio - Santa Cruz Salvador – Bahia

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Data
2017
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Resumo

O presente trabalho é um estudo sobre gestão e violência na Escola Municipal Teodoro Sampaio, a partir da perspectiva dos Direitos Humanos, e a ação da referida instituição para enfrentá-la. Este estudo pretende dar um enfoque especial à violência na escola pública e suas manifestações, problematizando a atuação da gestão escolar no enfrentamento desse problema. Desta forma, construiu-se essa pesquisa, que demonstra e evidencia, a partir da perspectiva dos direitos humanos, a relação entre violência, contexto social e gestão escolar. Educadores da maior parte do país enxergam a violência como um problema sério, porque esta afasta ainda mais o aluno da escola, fazendo do espaço escolar não mais um lugar de segurança, mas, de vigília. Desta forma, são grandes os desafios do gestor escolar na garantia da gestão democrática e participativa, principalmente na mobilização e articulação diante das diversidades. A pesquisa é de cunho qualitativo e é caracterizada com o caráter de exploratória. A metodologia utilizada para se chegar a análise será a abordagem qualitativa, onde serão adotados, como procedimento de pesquisa, a pesquisa documental e aplicação de questionário direcionado aos gestores, professores e funcionários do Estabelecimento. Como resultantes desse trabalho, além da presente dissertação, foram produzidos um mini curso de formação continuada para gestores e docentes sobre Educação e Direitos Humanos, e uma Cartilha sobre a violência na escola.


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Palavras-chave
Direitos Humanos, Gestão e Violência Escolar
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