Alimentação escolar e agricultura familiar: um estudo de caso na Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães - Ilha de Bom Jesus dos Passos /Salvador/BA
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente dissertação buscou investigar como a inserção dos produtos da Agricultura Familiar introduzidos na Alimentação Escolar pode fortalecer a Cultura Alimentar local, junto aos discentes da Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, da comunidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos – Salvador/BA. Assim, a Agricultura Familiar é concebida como constructo teórico e ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais, potencializando a economia solidária e alimentação saudável, em vários aspectos, nas escolas das redes públicas. Esta perspectiva tem como base o entendimento da importância da Agricultura Familiar na composição da Alimentação Escolar, sua representatividade e herança sociocultural nas comunidades, nas quais o alimento escolar pode proporcionar ao estudante da rede de ensino público essa afinidade, cumplicidade e entrosamento cultural. A sua metodologia expressa uma pesquisa qualiquantitativa. Em relação ao objetivo, a mencionada pesquisa é descritiva e exploratória, qualificada e caracterizada no estudo de caso, apropriando-se da utilização da coleta de dados, e executada por intermédio de observações in loco. Para tanto, procedemos à aplicação de entrevistas e questionários, com consulta a documentos, bem como observações no ambiente pesquisado. Neste processo, a partir dos parâmetros estabelecidos pela norma vigente, buscamos investigar como se efetiva a incorporação dos produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar dos alunos da escola em comento, bem como examinar as dimensões das políticas públicas de Agricultura Familiar e Cultura Alimentar local. Em seguida, e a partir da análise dos dados coletados, concluímos que os produtos adquiridos da Agricultura Familiar, que compõem o cardápio da Alimentação Escolar desse estabelecimento de ensino pesquisado, associados às práticas da Cultura Alimentar e a Alimentação Escolar servida nesta escola, proporcionam benefícios a essa comunidade estudantil. Os resultados obtidos nesta pesquisa comungam e se coadunam com o referencial teórico aqui traçado e exibido. Ressalte-se que, o presente estudo não pretendeu ter o condão de esgotar o debate sobre a temática traçada, mas, principalmente e sobretudo, contribuir com diversos e novéis elementos, buscando e perseguindo abordagens distintas sobre o tema aqui tratado. Como a discussão sobre a temática é extensa e complexa, novos e mais estudos são indispensáveis para adquirir, buscar e alcançar outros elementos e dados que fortaleçam e enriqueçam as propostas de estudo e discussão, no que tange ao tema aqui evidenciado, sobre o qual, ainda, há muito o que dizer.