Uso da terapia cognitiva baseada em mindfulness na prevenção de recaída para pacientes com depressão: uma revisão sistemática

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-11-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O trabalho de conclusão de curso a seguir teve como objetivo analisar a eficácia da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness na prevenção de recaída em pacientes com remissão de episódio depressivo maior. Realizou-se uma revisão de 9 artigos publicados encontrado nos periódicos SciELO, Pubmed e LILACS. Os resultados dos artigos selecionados foram divididos em tópicos envolvendo participantes, instrumentos utilizados, eficácia na depressão, ideação suicida, ruminação e benefícios da MBCT. Os artigos revisados apresentaram resultados efetivos diante de seus objetivos a partir do uso da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness com prevenção de recaída e melhora dos sintomas residuais em pacientes com depressão. Nos resultados mais modestos, com o uso da MBCT, foi pelo menos tão efetivo quanto uso de antidepressivos em comparação a outros tratamentos. Sendo assim, a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness se apresenta como uma alternativa efetiva na prevenção de recaídas para pacientes com depressão maior reincidente e diminuição dos sintomas depressivos residuais. Além disso, apresentou diversos benefícios para vida do sujeito envolvendo melhora na qualidade de vida, humor e diminuição de risco de suicídio sem os efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
RIZZUTI, Micael Santana. Uso da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness na Prevenção de Recaída Para Pacientes com Depressão: uma Revisão Sistemática. Orientador: Gustavo Marcelino Siqueira. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
Palavras-chave